Dúvidas frequentes

O Certificado Digital é a identidade eletrônica da pessoa física ou jurídica em ambiente virtual. É o documento eletrônico que identifica e gera a assinatura digital do seu titular.

A principal diferença entre os tipos A1 e A3 é o armazenamento do seu Certificado Digital.

No caso do tipo A1, ele é emitido e armazenado no computador do titular, sendo protegido por senha.

Já nos tipos A3, eles ficam armazenados em diferentes mídias, como cartão smartcard, token ou em nuvem.

Depende. Existem diversos tipos de validade para um certificado digital. Os do tipo A1 geralmente têm 12 meses de validade, os do tipo A3 têm 12, 24 e 36 meses e o Bird ID ( em nuvem ) pode ser válido por até 5 anos.

Usuários de dispositivos Apple devem observar requisitos especiais para utilização do Certificado. Certificados do tipo A1 deverão ser instalados em um computador com Windows para posteriormente baixar no dispositivo Apple. Para Certificados do tipo A3, sugerimos contato com nosso suporte técnico para análise prévia do sistema operacional utilizado.

O e-CPF é o documento eletrônico de identificação da pessoa física. Com o Certificado Digital e-CPF é possível o acesso a todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal na internet, como o envio da Declaração do Imposto de Renda de PF (DIRPF), consulta e atualização de cadastro como contribuinte pessoa física, recuperação de informações sobre histórico de declarações e verificação da situação junto à Receita Federal, entre outros.

A principal diferença entre os tipos A1 e A3 é o armazenamento do seu Certificado Digital.

  • e-Social – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.
  • Conectividade Social ICP – Recolhimento FGTS.
  • DCTF Web – Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (mudou de DCTF para DCTF Web, pois passou a substituir a GFIP).
  • DMED – Declaração de Serviços Médicos e de Saúde.
  • SPED – Sistema Público de Escrituração Digital.
  • EFD-Reinf – Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais.
  • Entre outros.

O e-CNPJ é o documento eletrônico de identificação da empresa. Com o Certificado Digital e-CNPJ é possível o acesso a todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal na internet, como o envio da Declaração do Imposto de Renda (DIRF), acessos ao e-CAC, bem como a emissão de documentos fiscais e utilização do serviço Diploma Digital. Importante: o e-CNPJ deve ser emitido para o representante legal da empresa.

O e-CNPJ também é indicado para:

  • e-Social – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.
  • Conectividade Social ICP – Recolhimento FGTS.
  • DCTF Web – Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos; (mudou de DCTF para DCTF Web, pois passou a substituir a GFIP);
  • SPED – Sistema Público de Escrituração Digital.
  • EFD-Reinf – Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais.
  • Entre outros.

Para o desbloqueio do Certificado A3, é necessário que possua a senha PUK entregue após a emissão de certificado, com a senha em mãos, entre em contato com nosso suporte técnico: 32 3261-2667.

Para o desbloqueio do Certificado A1 é necessário que possua acesso à máquina onde o certificado foi emitido, após o acesso, entre em contato com nosso suporte técnico: 32 3261-2667.

Instrução Normativa nº 05 de 22 de fevereiro de 2021 do ITI, proporcionou nosso novo serviço de videoconferência, com ele você não precisa sair de casa para adquirir o seu Certificado Digital, pode fazer a compra online e a validação por videoconferência. Veja quem pode aproveitar essa modalidade: – Se você já possui um Certificado Digital válido de qualquer Certificadora, está apto a realizar a videoconferência. – Se você possui uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida e emitida a partir de 2016, também está apto.

Ainda tem dúvidas?
Fale com o nosso suporte agora mesmo.